Alcoolismo é uma doença que pode causar outras doenças, pois a pessoa que bebe aumenta o risco de ter câncer na língua, boca, esôfago, laringe, fígado e vesícula. Pode sofrer hepatite, cirrose, gastrite e úlcera. Usado em grande quantidade e por muito tempo, pode ocasionar danos cerebrais e problemas cardíacos. Uma pessoa alcoolizada pode ter alteração do humor, raiva, comportamento violento, depressão. Pode perder a memória e causar problemas emocionais em longo prazo nas crianças.
Muitos perguntam se o alcoolismo é genético.Essa pergunta vem sendo bem estudada nas últimas décadas e se sabe que a influência familiar no alcoolismo é um fato já conhecido e aceito. Por isso, quem tem parentes alcoólatras precisa tomar cuidado com o álcool.
Como tratar a doença do alcoolismo? Na maioria dos casos, o doente não consegue perceber seu envolvimento com a bebida, tendendo a negar seu uso ou dependência dela. Nestes casos, pode-se começar o tratamento ajudando a pessoa a reconhecer seu problema e a necessidade de tratar-se e de abster-se do álcool. A indicação de internação em clínicas especializadas de recuperação, pelo menos como fase inicial de desintoxicação, costuma dar muito resultado. Reuniões dos Alcoólicos Anônimos são imprescindíveis para ajudar na recuperação. É importante buscar ajuda. A família também precisa se tratar, pois um alcoólatra deixa toda a família doente. Faz bem para a família buscar os Ala-non. Ajuda a cada um e ao próprio doente do alcoolismo. Se você conhece alguém com essa doença busque se informar mais e ajude.
Que Nossa Senhora do Perpétuo Socorro nos ajude a ser pessoas saudáveis e de bem com a vida. Mãe do Perpétuo Socorro; rogai por nós!
Pe. Gelson Luiz Mikuszka, C.Ss.R
Santuário Nossa Sra. do Perpétuo Socorro
Nenhum comentário:
Postar um comentário